Chuva forma cratera de 5 metros em Luís Eduardo Magalhães

0
1058

Uma cratera provocada pela erosão decorrente das chuvas atingiu cinco metros de profundidade na rua Airton Sena, no bairro Conquista, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. A sede municipal fica 940 km a oeste de Salvador. 

Desde o mês de novembro, a chuva vem preocupando os moradores da região: “Nós estamos com medo, pois um poste já foi derrubado e, apesar de o buraco estar a uns dez metros das casas, cada vez que chove, ele fica maior”, afirmou a auxiliar de serviços gerais Antônia Souza, de 39 anos. Ela acrescentou que não deixa mais os filhos saírem de dentro do quintal, “porque  acho muito perigoso brincar perto desta cratera”.

Seu vizinho, Geraldo Campos Severino, 54, destacou que o problema teve início há uns dois anos, mas se agravou muito nas últimas semanas. E salientou  que “toda a areia que saiu daqui foi levada para o Rio de Pedras, pois a erosão vai até lá”.

Terreno arenoso facilitou erosão, que resultou em um buraco de cinco metros de profundidade
Terreno arenoso facilitou erosão, que resultou em um buraco de cinco metros de profundidade

Especializado em solos, o engenheiro agrônomo Marcelo Bonfim disse que os solos da área do cerrado, por sua formação arenosa, são propensos à formação de erosões, muitas vezes carreando os resíduos sólidos para os cursos d’água, o que resulta no assoreamento, deixando os rios da região cada vez mais rasos.

Em nota, a prefeitura municipal disse estar tomando todas as providências através da Secretaria de Infraestrutura. Disse que o órgão iniciou ontem os trabalhos de recuperação da área afetada  e a contenção do solo. No entanto, segundo o órgão municipal, ainda não há uma data determinada para a conclusão dos trabalhos.

Fonte: J.A