As escolas da rede estadual já estão na contagem regressiva para realização da 2ª edição do #TransformaÊ: virada educacional Bahia, que acontece no dia 21 de setembro, que tem como tema “Tomando Partido Pela Escola”. Gestores, professores e estudantes realizam os últimos preparativos para a apresentação dos projetos de arte, esporte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo, que estão sendo desenvolvidos durante o ano letivo de 2017. A ação vai promover 12 horas de atividades simultâneas com o objetivo de transformar o ambiente escolar, a partir de intervenções sociais e artísticas, na busca de identificar e difundir práticas inovadoras.
No Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador (RMS), a iniciativa está empolgando os estudantes. “É uma honra e imensa oportunidade para os alunos apresentarem seus talentos para toda a comunidade. Vai ter música e dança, além de campeonatos de surf e skate e caminhada ecológica. Estamos comprometidos ativamente com esta mobilização e acreditamos que será um dia especial”, destacou a estudante do 3º ano, Stefany Sales, 17 anos, que vai realizar uma apresentação de voz e violão durante o #TransformaÊ.
No Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, no bairro de Brotas, em Salvador, além das diversas atividades, os estudantes vão conhecer o trabalho da musicista Carla Fabianny. “A artista possui traços expressivos seja nas artes plásticas, musicais ou cênicas, onde se destaca com sua criatividade. Carla administra o Espaço Cultural Itinerante Catuca-Hit, onde desenvolve projetos socioculturais de reciclagem e oficinas de arte/educação dirigidos a crianças e adolescentes”, contou a professora Lucília Coimbra.
![](https://portalcaetanos.com.br/portal/wp-content/uploads/2017/09/esco.jpg)
No Colégio Estadual Professor Democrático Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, 236 Km de Salvador, que foi reconhecida, em 2016, como uma das 18 escolas em gestão democrática do mundo, o #TransformaÊ contará com o envolvimento das famílias. “Pela manhã, os estudantes vão apresentar os trabalhos artísticos que tiveram destaque nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, com a participação dos pais e convidados. Durante a tarde serão realizadas palestras sobre saúde, abordando temas como depressão, gravidez e doenças sexualmente transmitidas. Em paralelo, faremos um atendimento específico para os pais que queiram informações sobre o rendimento escolar dos filhos”, explicou o diretor Ivan Silva.
Videoconferência – Como parte da preparação para o #TransformaÊ, a Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quarta-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a videoconferência “Vamos transformar?”. Na oportunidade, foram repassadas informações sobre a 3ª etapa do projeto ENEM 100%, que lançará a ação Redijaê durante a virada educacional. A proposta é fazer com que os estudantes da 3º série do Ensino Médio escrevam, até duas redações, e cadastre os textos no ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira, pelo endereço:colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br. Os textos serão corrigidos e devolvidos aos estudantes, como mais uma forma de auxiliar na preparação para a redação do ENEM.