Bahia: Secretário de saúde faz estimativa de início de vacinação contra Covid-19 no estado

0
612

O secretário estadual da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas disse, nesta quarta-feira (16), que a Bahia deve começar a vacinar contra a Covid-19 entre janeiro e fevereiro, e que o estado vai ser um Hub – um centro de distribuição de vacinas, para outros estados.

“Muito otimista, no final do mês de janeiro há condições de se começar a vacinação. Sendo realista, começo de fevereiro”.

O secretário detalhou como o estado vai atuar para distribuir o imunizante para outras regiões.

“Nós faríamos o ‘hub’ de distribuição. Haverá uma intensa participação da iniciativa privada, das companhias aéreas, das companhias de transporte rodoviário, que irão distribuir gratuitamente a vacina em várias cidades do Brasil. Onde não houver [transporte] rodoviário, o transporte aéreo, as forças armadas, Aeronáutica, irá auxiliar. Então nós iniciaremos o trabalho de integração com todos os 417 municípios da Bahia para poder dar capilaridade a rede de distribuição da vacina”, disse.

Também nesta quarta, o Governo da Bahia anunciou que está em tratativas com a indústria que irá produzir a vacina Sputnik V no Brasil, a União Química Farmacêutica.

De acordo com o governo, a Bahia vai auxiliar na condução de estudos clínicos para submissão regulatória na Anvisa e existe a possibilidade de usar parte da estrutura fabril da Bahiafarma, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador, nas etapas finais da produção da vacina.

Em setembro deste ano, o governo da Bahia havia informado que concluiu o acordo de confidencialidade com o governo da Rússia para que todas as informações científicas da vacina contra a Covid-19 “Sputinik V” sejam repassadas para a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (Bahiafarma). Na prática, o acordo marca um avanço nas negociações entre o país e o estado, que a partir de agora poderá ter acesso à tecnologia usada na produção do imunizante.

Fonte: G1