Secretaria da Educação mobiliza escolas estaduais para a eleição de líderes de classe

0
329

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está mobilizado as escolas estaduais da capital e do interior para a realização das eleições de líderes de classe, que acontecerão no dia 11 de março. A ação pautada no Programa Líderes de Classe é fundamentada na Constituição do Estado da Bahia e no Estatuto da Juventude e visa o incentivo, o fortalecimento e a valorização da participação dos estudantes na gestão democrática das escolas.

Na semana que antecede o processo eleitoral, os coordenadores pedagógicos estão incentivando os estudantes, indo de sala em sala para que formem as suas chapas, que deverão ser compostas por dois integrantes. Já no dia 11, cada unidade escolar deverá eleger um líder e um vice-líder, por cada turma ativa. Orienta-se que seja garantida a participação de, pelo menos, uma candidatura do sexo feminino dentre os elegíveis. A coordenação pedagógica de cada unidade escolar deverá acompanhar os processos eleitorais e inserir as informações dos eleitos no sistema escolar, no Módulo Líder de Classe, por meio do link (http://estudantes.educacao.ba.gov.br/projetoliderdeclasse).

O coordenador de políticas para a juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos, falou da importância do processo eleitoral nas escolas. “Esta é uma iniciativa que fomenta e estimula o papel de liderança, pois isso contribui para que o estudante participe, efetivamente, nas decisões da escola e, assim, melhore os índices educacionais”, afirmou.

Sobre a função de líder – Os estudantes eleitos nas funções de líder e vice-líder de classe devem ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, os articuladores e propositores de melhorias para a ambiência na unidade de ensino. O projeto visa, ainda, promover o empoderamento juvenil, fazendo com que os estudantes se envolvam nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa.