Estado inaugura Colégio em Lajedinho com ampla infraestrutura para atender a comunidade escolar

0
39

Com um investimento da ordem de R$ 3 milhões, a comunidade escolar de Lajedinho (a 350 km de Salvador), na Chapada Diamantina, comemorou a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual Professora Delzair do Nascimento Galvão, nesta sexta-feira (8). A entrega foi feita pelo governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. A unidade escolar, destruída pela enchente que devastou a cidade no final de 2013, ganhou novo endereço (Rua Dermeval Rocha da Silva), além de uma ampla estrutura, englobando seis salas de aula, cozinha, biblioteca, auditório, refeitório, banheiros, laboratórios de Ciências e de Informática, ambientes administrativos e uma quadra poliesportiva coberta.

 

Na inauguração, o governador Rui Costa falou sobre este novo momento da Educação no Estado. “Estamos entregando, hoje, para a comunidade de Lajedinho, um equipamento novinho em folha, dentro do padrão de qualidade que queremos para as nossas escolas. Estamos fazendo investimentos para que todas as nossas escolas, sejam elas novas ou reformadas, tenham pelo menos uma quadra coberta, biblioteca, laboratórios de Ciências e de Informática, salas, refeitórios adequados e um campo gramado sintético para jogar uma bola e sair dali, quem sabem, um jogador”, afirmou.

 

Rui também destacou a importância do envolvimento de todos. “Quero aproveitar a inauguração desta escola e renovar o meu pedido de ajuda aos prefeitos, aos pais, mães, avós no processo educativo de nossas crianças, porque acredito que ninguém faz nada sozinho, principalmente na área de Educação. Educação não começa na escola, começa em casa, com a família. É desde cedo que aprendemos os valores familiares. Gosto de repetir um ditado que minha mãe costumava dizer: faça com os outros o que você gostaria que fizesse por você. Se todo mundo praticasse isso viveríamos em um mundo melhor”, afirmou o governador que já visitou 316 unidades escolares, durante a sua gestão.

O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou que a inauguração do colégio está dentro da agenda constante de entregas do governador Rui Costa, com destaque para a área de Educação, que inclui reforma e construção de escolas, bem como concurso para professores e coordenadores pedagógicos. “Aqui, hoje, estamos entregando uma escola de qualidade, que leva o nome de uma educadora importante para o município. Fica aqui o nosso compromisso de continuar, juntos aos profissionais da Educação e às famílias dos nossos estudantes, com a ajuda de deputados federais e estaduais, senadores, prefeitos, vereadores e secretários municipais de Educação, a nossa responsabilidade de melhorar os nossos indicadores para que a Educação na Bahia ganhe espaço de destaque e os nossos estudantes sejam cidadãos cada vez mais preocupados com a comunidade e com o desenvolvimento social, tornando-se grandes profissionais”.

 

Empolgado com o novo ambiente escolar onde dará prosseguimento ao seu percurso estudantil, Diogo Marques Santos Reis, 17, 2º ano do Ensino Médio, disse que se sente ainda mais estimulado a frequentar a escola. “Estou mais animado com o novo colégio, que é maior em espaço e melhor em infraestrutura. Nas horas vagas, podemos aproveitar o nosso tempo na sala de informática, na biblioteca ou na quadra. Estou entusiasmado em dar continuidade aos meus estudos e concluir o Ensino Médio”.

 

Além da infraestrutura física, o colégio renasce com a perspectiva de incrementar os projetos estruturantes de arte, cultura, esporte, tecnologia, inovação e empreendedorismo, visando fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O diretor Everton Barreto dos Santos falou sobre a expectativa da comunidade escolar neste ano letivo. “A nossa comunidade ganhou um grande presente. Nosso colégio, agora, tem uma área de convivência ampla; quadra de esporte coberta; seis salas de aula, sendo que três serão usadas para vídeo, jogos e reunião; auditório com 70 lugares; biblioteca; laboratórios de Ciências e de informática, já com 25 chromebook; rede wi-fi aberta; sala de professores, secretaria, vestuário. Enfim, ganhamos ainda mais responsabilidade com a Educação e duas coisas importantes no processo educativo: espaço para a prática do esporte e área de convivência”.

 

Presentes à solenidade, as filhas da professora homenageada, Ana Paula, Márcia Cristina e Junilia Francisca Nascimento Galvão, enalteceram a reconstrução do colégio que leva o nome da sua mãe: Delzair do Nascimento Galvão. “Estamos nos sentimos muito honradas. Quero agradecer às autoridades e à comunidade de Lajedinho por esta grande e linda homenagem à minha mãe. É o reconhecimento de tantos anos de dedicação como professora e educadora deste Estado”, declarou Márcia Cristina. Ana Paula, que é professora e vice-diretora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itaberaba, também falou de sua emoção: “Sinto-me muito feliz de estar seguindo os seus passos e muito orgulhosa de ela ter sido professora em Lajedinho”. Junilia Francisca reforçou: “É muito gratificante ter o nome de nossa mãe na escola de uma comunidade onde ela deixou um legado. É gratificante ouvir as pessoas falarem que foi educada por ela. Espero que todos aqui tenham a sensação que estou sentindo: amor à terra e reconhecimento do trabalho dela”.

Fotos: Claudionor Jr

 

Encontro com gestores – Ainda na região, o governador Rui Costa participou de um encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de 22 escolas do Núcleo Territorial de Educação de Itaberaba (NTE 14). A atividade, que contou com a participação do secretário Jerônimo Rodrigues e da equipe técnica na Secretaria da Educação, aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba. Este foi o quarto encontro realizado pela Secretaria da Educação do Estado com a presença do governador Rui Costa para discutir ações nas escolas que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A atividade também já foi realizada nos núcleos de Alagoinhas (NTE 18), Jacobina (NTE 16) e Seabra (NTE 3).
Fonte: Ascom/BA