Secretário Pinheiro destaca inovações com foco no social no Mobile World Congress 2019

0
115
O Mobile World Congress (MWC) 2019, que aconteceu até esta quinta-feira (28), em Barcelona (Espanha), apresentou para o mundo as recentes tecnologias que trazem soluções e serviços inovadores para as mais diversas áreas. O secretário do Planejamento do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, participou deste que é o maior evento mundial de tecnologias móveis, iniciado na segunda-feira (25). 
 
“O mais importante do MWC não é o clamor das novas tecnologias e sim como o 5G, por exemplo, pode ajudar na inclusão, na acessibilidade dos serviços de governo para todos e na resolução dos problemas dessa nova sociedade digital que ainda peca pela exclusão de parte da população. A apresentação de soluções para a vida das pessoas marca o momento, no mundo, como um novo eixo para aplicação de sistemas, tal como serviços nas cidades para todos os cidadãos”, ressaltou Pinheiro.
 
O secretário destacou algumas das áreas mais importantes para na aplicação dessas novas tecnologias de forma integrada. “Sistemas de segurança, reconhecimento facial e registro de presença, análise de imagens, gestão de crises, integração de sistemas de transportes, uso para agricultura, produtividade e solo, com integração de serviços, em geral, para os cidadãos. São tecnologias aplicáveis na Saúde, Educação, Segurança, Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, e que configuram a formação de uma nova frente de geração de trabalho”, explicou.
 
Pinheiro integrou a delegação brasileira, junto com representantes da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, do Governo Federal, de agências reguladoras e de empresas brasileiras da área de Tecnologia da Informação (TIC). O MWC reúne anualmente as mais recentes inovações e tecnologias de ponta de mais de 2.400 empresas líderes, com um amplo e representativo programa de conferências e seminários. O tema do evento este ano foi “Conectividade Inteligente” – termo usado para descrever a combinação de redes 5G flexíveis e de alta velocidade, a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e big data.
Fonte: Ascom/BA