Comunidade escolar é orientada sobre atualização das vacinas durante Campanha Estadual de Imunizações

0
146

Os estudantes da rede estadual de ensino estão sendo orientados sobre a importância da atualização do calendário de vacina durante a Campanha Estadual de Imunizações, que foi iniciada na segunda (18) e prossegue até sexta (22), tendo as escolas como ponto de partida. Nesta quinta-feira (21), a campanha foi reforçada na Escola de 1º Grau Jesus Cristo, localizada no bairro de Pau da Lima, em Salvador, com uma série de atividades realizadas em conjunto por equipes das Secretarias Estaduais da Educação e da Saúde.

 

Na oportunidade, foi feita a verificação e certificação de atualização das Cadernetas de Vacinação dos estudantes da unidade escolar. A ação na Escola Jesus Cristo contou, ainda, com uma palestra sobre a importância das vacinas, ministrada pelo coordenador do Programa de Imunização da SESAB, Ramon Saavedra, e dirigida aos estudantes do Ensino Fundamental 2. Atenta, a estudante Hadija Farias, 13, 9º ano, deu a sua opinião sobre a iniciativa. “É muito importante esta campanha, porque nos traz mais informações e consciência sobre a necessidade de prevenirmos de doenças. Meu Cartão de Vacina mesmo está desatualizado, mas já vou procurar um posto de saúde para deixar ele em dia”.

 

A diretora da Escola Jesus Cristo, Rosângela Cardoso, destacou a importância da participação na campanha da unidade escolar ligada à Mansão do Caminho, criada em 1951 e conveniada com o Governo do Estado. “Fico muito orgulhosa com a confiança que a Secretaria da Educação do Estado deposita em nosso trabalho com nossos alunos, que vão desde a creche ao Ensino Fundamental II. Temos uma preocupação com a saúde, o bem-estar e a educação da população de Pau da Lima e bairros adjacentes. Esta campanha de imunização é muito relevante porque prevenir doenças é a melhor forma de evitá-las e digo sempre para nossos alunos que elas não têm idade para chegar, daí a importância de todos, seja qual for a idade, estarem com seu cartão atualizado”.  

 

A Campanha Estadual de Imunizações, conforme o coordenador de Educação Ambiental e Saúde do Estado, Fabio Barbosa, é o primeiro passo após a institucionalização da portaria SEC/SESAB n° 01/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação da carteira/cartão de vacinação em creches e escolas, em todo o território do Estado da Bahia. “É uma ação muito importante como estratégia de instrumentalizar a escola na perspectiva de verificar se o cartão de vacina do aluno encontra-se atualizado. Além disso, visa a construção de uma educação integral, integrada e integradora, bem como a realização de atividades socioeducativas para mostrar a importância da vacinação e esclarecer que a vacinação previne doenças imunopreveníveis que podem interferir no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na continuidade do percurso educativo dos nossos estudantes”, disse.

 

Sobre a vacinação – Principal forma de combater as doenças imunopreveníveis e infectocontagiosas, a vacinação serve para proteger a população de uma série de doenças do gênero. Para isto, o Ministério da Saúde disponibiliza um elenco de vacinas desde o nascimento até a terceira idade, em quatro calendários: da criança; do adolescente e adulto; do idoso; e dos povos indígenas. O calendário de vacinação tem como objetivo erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território nacional. A verificação do Cartão de Vacina dos estudantes da rede estadual de ensino faz parte das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), política nacional voltada a crianças, adolescentes, jovens e adultos, na área da Educação. Na Bahia no ciclo 2017/2018 foram pactuados 417 Municípios, 11.217 escolas e 2.119.912 milhões de alunos. Deste total, 602 unidades são da rede estadual, contemplando 346.462 mil estudantes.

Fonte: ASCOM/BA