Published On: qua, out 25th, 2017

Professores corrigem e orientam estudantes sobre a redação para o ENEM por meio do projeto Redijaê

Share This
Tags

Dentre as estratégias adotadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia para dar suporte aos estudantes da rede que irão fazer o Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (ENEM), nos dias 5 e 12 de novembro, está o Redijaê. A ação faz parte do projeto ENEM 100% e a proposta é a de que os estudantes escrevam e envie suas redações para o ambiente virtual da plataforma Anísio Teixeira (http://colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br/enem/).
Os textos são analisados por professores da rede estadual e por estudantes de universidades públicas e particulares e devolvidos para os alunos, com as observações necessárias para o aperfeiçoamento da escrita dissertativa.

O projeto permite o envio de duas redações. Na primeira etapa, que aconteceu entre os dias 21/9 e 8/10, 1.466 redações foram postadas sobre o tema “ Escola sem partido e os caminhos para a liberdade de expressão”. A devolutiva foi dada no dia 19/10. Neste segundo momento, os estudantes têm até esta quarta-feira (25) para postar a sua segunda redação sobre o tema “Sustentabilidade e os desafios das corporações para a preservação ambiental”.

A coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação do Estado, Jurema Brito, ressalta que o Re­dijaê é um me­ca­nismo de for­ta­le­ci­mento do pro­cesso de pre­pa­ração dos es­tu­dantes. “O Redijaê é uma das ações do ENEM 100%, que funciona como um conjunto de estratégias para ajudar o estudante que vai fazer o Exame, já que a redação é uma etapa muito importante para o ENEM. Então, o que queremos com o Redijaê é que o estudante compreenda as competências, através dos cursos online que oferecemos no ambiente virtual do Portal da Educação, e possam produzir um texto eficiente para que tenha mais chance de entrar para o Ensino Superior”.

Foto: Ilustração – Claudionor Junior

Passo a passo – Para par­ti­cipar do projeto, o es­tu­dante deve acessar o link: http://colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br/enem/, in­formar o CPF ou a ma­trí­cula e pre­en­cher al­guns dados. O link de acesso e senha pro­vi­sória são en­vi­ados para o e-mail do es­tu­dante ca­das­trado. A pon­tu­ação e as in­for­ma­ções de de­sem­penho do es­tu­dante serão disponibilizadas nessa pla­ta­forma, no dia 3 de novembro.

Preferencialmente, o texto deve ser escrito na folha pa­drão dis­po­nível na Pla­ta­forma Anísio Tei­xeira (Am­bi­ente Co­la­bo­ra­tivus) ou em uma folha pau­tada de ca­derno. Depois, o texto deve ser fo­to­grafado uti­li­zando um ce­lular ou ta­blet. Importante salvar em boa re­so­lução e enviar como do­cu­mento (PDF) ou ar­quivo de imagem (PNG, JPEG e JPG). O texto pode, também, ser digitalizado utilizando um aplicativo de scanner (dis­po­nível gra­tui­ta­mente nas lojas vir­tuais dos ce­lu­lares ou ta­blet) ou utilizando uma impressora com scanner.

 

About the Author