Maetinga realizará VIII Conferência de Assistência Social

0
363

Conferência Municipal de Assistência Social – Maetinga

A prefeitura de Maetinga por meio do Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza neste sábado (29) a VIII Conferência de Assistência Social. O evento será na Quadra Poliesportiva do Centro Educacional de Maetinga a partir das 8:00Hs da manhã. A Conferência tem o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Elas ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal. A VIII Conferência Municipal de Assistência Social é de competência do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.

Tema

O tema da Conferência de 2017 é “Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS”.

Eixos temáticos

  1. Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
  2. Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
  3. Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
  4. A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

    (maetinga.ba.gov.br)

Público alvo

  • Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
  • Entidades socioassistenciais;
  • Gestores de políticas públicas;
  • Beneficiários de programas sociais;
  • Outros interessados na política municipal de assistência social.

De acordo com a Secretária de Assistência Social Andréia Vieira da Silva, a realização da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, vai ampliar a discussão sobre as políticas públicas voltadas para o trabalho desenvolvido no Sistema Único de Assistência Social. “A Conferência abre um espaço democrático de discussão da situação do município quanto suas políticas Socioassistenciais, de Saúde, Educação, entre outras, tendo em vista a proposição de atos que ampliem sua eficácia e qualidade no seu desenvolvimento”, comentou.

A presidente do CMAS Graciane Amorim ressalta a importância da participação da população durante a realização da Conferência. “As ações deliberadas vão refletir diretamente na vida dos munícipes, que acessam os serviços socioassistenciais, assim como também a vida dos servidores, gestores, enfim todos são protagonistas da rede de serviços do município e tem uma grande responsabilidade para com o futuro das políticas publicas”, enfatizou.

Fonte: Maetinga.ba.gov.br