Prefeito de Camacã visita ETA em campanha de conscientização da semana da água

0
78

O prefeito de Camacã, Oziel Rodrigues, secretários municipais, vereadores e representantes de organizações não governamentais participaram, na tarde da última quinta-feira (23), de uma visita guiada à Estação de Tratamento de Água (ETA) que abastece o município. A iniciativa fez parte das atividades comemorativas promovidas pela Embasa pelo Dia Mundial da Água em Camacã, que incluiu ainda palestra e exibição de vídeo no Centro Educacional Dinâmico. O grupo foi recebido pela gerente do Escritório Local de Camacã, Michelle Boaventura, e pela assistente social Thaíse Dias, da unidade regional da Embasa em Itabuna, responsável pelo atendimento no local. O prefeito Oziel e acompanhantes percorreram as instalações da ETA e ouviram explicações detalhadas sobre todo o processo de tratamento da água, inclusive o rigoroso controle de qualidade feito em laboratórios próprios.

Camacã é abastecida por duas ETAs, que têm como mananciais o córrego Braço Sul e o rio Panelão e também sofreu, no ano passado, os efeitos da estiagem na região. O prefeito Oziel mostrou preocupação com a preservação dos mananciais e fez várias perguntas sobre a atuação da Embasa no município. A cidade tem cobertura de 70% de rede de esgotamento sanitário e já existe um projeto para implantação de uma segunda etapa de obras, quando esse índice deve atingir a quase 100%. O prefeito se colocou à disposição para colaborar numa campanha para que os moradores façam a interligação com a rede de esgotamento sanitário.

PALESTRA

Ainda em Camacã, pela manhã, a Embasa promoveu a exibição de um vídeo com a peça encenada pelo Embasart, que trata, principalmente do uso racional da água. O vídeo foi assistido por uma turma de 81 alunos do Ensino Fundamental I do Centro Educacional Dinâmico. Em seguida, 57 alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma palestra da assistente social Thaíse Dias sobre a importância da preservação ambiental, o uso consciente da água e que contemplou também os dados da atuação da Embasa no Estado. A palestra seguinte, sobre esgotamento sanitário, foi feita pela gerente do EL de Camacã. Michelle Boaventura, que conduziu depois um jogo de perguntas e respostas com os estudantes. Os acertadores receberam brindes institucionais da Embasa. A professora de Ciências Flávia Lima elogiou a oportunidade da iniciativa e a qualidade da apresentação, “que reforça o trabalho já desenvolvido em sala de aula.

Fonte: Embasa