SETAF vai atender mais de 10 mil agricultores no Médio Rio das Contas

0
457
Foi inaugurado nesta, quarta-feira (19), o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), no município de Jequié, Território de Identidade Médio Rio das Contas, beneficiando mais de 10.500 mil famílias da região. Este é o sétimo dos 27 SETAFs, que serão implantados em toda a Bahia.
A ação, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem o objetivo de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos, aproximando mais as ações do governo estadual dos agricultores.
 
No local, serão prestadas informações e acompanhados os serviços executados pela secretaria, reunindo, no mesmo espaço, órgãos da SDR como a CAR, CDA, Bahiater, SUAF e Sutrag, além de ser um espaço aberto a uma relação de parceria com a Seagri, através da Bahia Pesca e Adab.
 
Já estão em funcionamento as unidades dos Territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Recôncavo (Cruz das Almas) e Bacia do Paramirim (Macaúbas), Semiárido Nordeste II (Ribeira do Pombal), Vitória da Conquista (Vitória da Conquista) e Médio Sudoeste (Itapetinga).
 
O ato de inauguração contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, do superintendente da Agricultura Familiar, Marcelo Matos, de prefeitos e vereadores de municípios do Território, parlamentares e demais autoridades regionais.
 
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, os SETAFs vão promover um apoio aos empreendimentos locais e aos agricultores familiares. “O SETAF vai olhar para os 16 municípios que compõem o Território. A SDR é uma secretaria nova, que foi criada para atender ao interior do estado, voltada para a agricultura familiar. Esta é uma estratégia para estarmos mais próximos das nossas ações e do agricultor. Em cada Território teremos uma unidade, em que reuniremos os serviços prestados pela SDR e voltados para o agricultor familiar”.

 
No evento, o superintendente da SUAF apresentou as principais ações da secretaria e a sua estrutura. “A SDR traz todos os serviços importantes para desenvolver a agricultura familiar da região. O SETAF vai potencializar esses serviços e as associações vão poder tirar dúvidas, buscar informações e resolver o que for necessário em um só lugar”.
 
Já Jeando Ribeiro falou sobre os três editais de chamadas públicas, lançados neste mês pelo projeto Bahia Produtiva, de apoio a subprojetos Socioambientais, da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura e da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite. “São ferramentas de inclusão socioprodutiva, que vão beneficiar organizações de agricultores familiares e de economia solidária legalmente constituída, abrangendo os 27 Territórios de Identidade”. O superintendente informou que os editais já podem ser acessados pelo site da CAR (www.car.ba.gov.br).
 
A agricultora familiar e presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar (Cooproaf), Helenita Maria Silva, declarou estar feliz com a chegada de mais um benefício voltado para o homem do campo. “Fico feliz em ter um governo que olha para o agricultor. Foi graças à assistência que tivemos que hoje temos uma cooperativa forte de onde tiramos nosso sustento. A SDR foi a secretaria que nos ajudou para termos o selo da agricultura familiar e agora traz esse serviço pra gente”.
 
Adesão dos municípios – Os SETAFs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse, nos municípios baianos. Durante o evento, foram assinados os termos de adesão ao Serviço pelas prefeituras de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Gongogi, Ibirataia, Itagi, Itagibá, Jitaúna e Manoel Vitorino, que integram o Território.