Em visita de Dilma, Google promete ampliar centro tecnológico no Brasil

0
276

Ao receber a presidente Dilma Rousseff na sede do Google nesta quarta feira, o presidente-executivo da gigante da internet, Eric Schmidt, anunciou que abrirá em novembro um novo escritório no centro de operações do Google no Brasil, em Belo Horizonte, e dobrará o número de engenheiros na instalação.

Hoje, cerca de 100 engenheiros – em sua maioria brasileiros – trabalham no centro de engenharia do Google em Belo Horizonte, o único centro desse tipo que a empresa mantém na América Latina. O centro foi inaugurado há dez anos e já recebeu investimentos de US$ 200 milhões, segundo a empresa.

Presidente discutiu formar de levar a internet a áreas do Brasil ainda desconectadas
Presidente discutiu formar de levar a internet a áreas do Brasil ainda desconectadas

Na visita, segundo a assessoria do Google, Dilma discutiu com Schmidt e outros altos executivos da empresa formas de levar a internet a áreas do Brasil que ainda estão desconectadas, como a Floresta Amazônica.

“Estamos tentando equalizar o problema da comunicação na Amazônia”, disse Dilma, em pronunciamento durante a visita.

A empresa tem um programa – o Projeto Loon – que usa balões estratosféricos para levar internet a celulares e tablets a regiões isoladas.

Segundo a presidente, o sistema de balões pode trazer ao Brasil oportunidades para interconectar a Amazônia sem grandes custos.

Em abril, Dilma também anunciou que o governo fecharia uma parceria com o Facebook para expandir o acesso à internet no Brasil. O anúncio foi feito após ela se encontrar com o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, durante a última Cúpula das Américas, no Panamá.

Fonte: BBC Brasil