PF cumpre mandados de prisão de suspeitos de fraude de R$ 60 mi na Bahia

0
88

pfTreze mandados de prisão temporária e 36 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta terça-feira (18) pela Polícia Federal em dez cidades da Bahia, numa operação denominada “Granfaloon”.

Segundo a polícia, os suspeitos estão envolvidos num esquema de fraudes efetuadas por meio de contratos de prestação de serviços, incluindo transporte escolar, transportes diversos e gestão de serviços de saúde municipais.

Os mandados estão sendo cumpridos em Vitória da Conquista, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Dário Meira, Encruzilhada, Paramirim, Poções, Planalto, Ribeirão do Largo e Tremedal. Todos os municípios fazem parte da região sudoeste da Bahia.

O prejuízo estimado aos cofres públicos é de cerca de R$ 60 milhões. Dentre os mandatos de prisão, há ex-prefeitos, ex-secretários municipais e ex-vice-prefeitos, além de empresários que participavam das licitações.

 

Segundo a PF, a operação Grafaloon é resultado da apuração de vários inquéritos policiais instaurados na Delegacia da Polícia Federal, em Vitória da Conquista, desde 2009.

A polícia informou que as investigações constataram que um grupo de empresários se associou a prefeitos de Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Anagé, Caraíbas e Tremedal. Através da simulação de licitações e contratação de empresas de fachada –empresas que não possuem empregados, patrimônio e nem mesmo sede–, eles teriam desviado verbas públicas federais das áreas da saúde, educação e transporte.

Os Inquéritos foram instaurados a partir de relatórios da Controladoria Geral da União sobre desvio e apropriação indevida de verbas públicas federais.

Após análise de informações em 2013, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) verificaram que todos os inquéritos policiais estavam ligados ao mesmo grupo.

Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de fraude em licitações, desvio de verba pública e formação de quadrilha. As penas, se somadas, chegariam a 46 anos de reclusão.

Fonte: UOl Notícias